Começaram as inscrições para o Edital CTAv/SAv/MinC que irá destinar até R$ 16,1 milhões do FSA (Fundo Setorial do Audiovisual) para formação e capacitação de profissionais do audiovisual. Empresas ou instituições com fins lucrativos poderão apresentar projetos de formação e qualificação de recursos humanos nas áreas técnica, artística e gerencial.
De acordo com informações do CTAv (Centro Técnico Audiovisual), órgão ligado ao Ministério da Cultura, serão abarcados cursos divididos em três modalidades de formação: gestão audiovisual, criação e técnico e acessibilidade audiovisual. Assim, as propostas poderão sugerir programas de ensino contemplando diversos conteúdos, tal como roteiro para cinema, gestão da produção e audiodescrição audiovisual, por exemplo.
O edital prevê cotas de 30% para as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste e 20% para o Sul, Minas e Espírito Santo, com o objetivo de ampliar a participação de empresas de todo o país. “Uma pontuação diferenciada também será concedida a propostas que se associarem aos Núcleos de Produção Digital, Centro Técnico Audiovisual ou que realizem projetos de formação nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo”, informou o CTAv.
As inscrições podem ser feitas no sistema Mapas Culturais. As propostas serão recebidas pelo CTAv e avaliadas por uma comissão em conjunto com a Agência Nacional do Cinema (ANCINE).
Para acessar o edital e para mais informações, clique aqui. Você pode tirar dúvidas pelo e-mail formacao.ctav@cultura.gov.br.