O Conselho Consultivo do Escritório Municipal de Apoio à Produção Audiovisual -Porto Alegre Film Commission realizou na última quinta-feira, 6, sua primeira reunião ordinária que teve como pauta a formulação do regimento interno para regulamentar sua organização e funcionamento. O grupo de conselheiros, integrado por representantes do município, do Estado e de entidades privadas do turismo e setor audiovisual da cidade, foi oficialmente empossado por portaria municipal em agosto deste ano. Entre suas funções, estão as de definir o planejamento estratégico anual do Escritório de Apoio à Produção Audiovisual, bem como orientar e criar rotinas e processos referentes às atividades da organização em sua missão de apoiar, facilitar e promover a produção audiovisual na cidade.
Na abertura da reunião, o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, que preside o conselho, destacou que a aprovação do regimento interno efetiva a implantação do colegiado e consolida o processo iniciado em 2015 para dotar Porto Alegre de uma organização pública e privada destinada a atrair produções audiovisuais nacionais e internacionais para a cidade e desburocratizar procedimentos para as locações. “O papel do conselho é ser o guardião dessa nova organização da sociedade civil pela sua importância para o setor audiovisual, para o turismo, a cultura e para a cidade”, reforçou Moraes.
Em todo o mundo, como já ocorre em cidades brasileiras, as film commissions fomentam o setor audiovisual local e estimulam o fluxo de turistas nos destinos a partir do marketing turístico que o cinema, a publicidade, os documentários entre outros tipos de locações promovem. A Porto Alegre Film Commission, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) em parceria com entidades privadas, foi criada por decreto municipal em novembro de 2015. A organização é integrada pelo Conselho Consultivo e uma Secretaria Executiva