A Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) divulgaram nesta sexta-feira (15) a retificação das Chamadas Públicas PRODAV 01/2013 e PRODECINE 04/2013 do Programa Brasil de Todas as Telas. Os editais de fluxo contínuo – que investem respectivamente na produção de conteúdo para TV e na complementação de recursos para longas-metragens – receberam suplementação nos valores já disponíveis e alterações no processo de inscrição dos projetos, o que passa a ser feito de forma totalmente eletrônica.
A partir de agora, a documentação requisitada no regulamento das duas chamadas públicas deverá ser anexada eletronicamente, por meio do Sistema de Inscrições do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), sem necessidade de envio postal. Na Chamada PRODECINE 04/2013, outra mudança foi a introdução da avaliação da experiência e desempenho pregresso do roteirista do projeto como critério de avaliação das propostas.
Além dessas alterações, os dois editais receberam suplementação de recursos para continuar funcionando em regime de fluxo contínuo: R$ 50 milhões foram acrescentados ao valor disponível anteriormente no PRODAV 01/2013. Já no PRODECINE 04/2013, o acréscimo foi de R$ 20 milhões.
Desde o seu lançamento, a Chamada Pública PRODAV 01/2013 já contemplou 118 projetos de obras para a TV, garantindo o financiamento para séries de ficção, documentário e animação e telefilmes documentais. Já por meio da Chamada Pública PRODECINE 04/2013, 43 longas-metragens conseguiram assegurar os recursos necessários para a complementação de seus orçamentos de produção, viabilizando a chegada nas telas de cinema.
Para as informações completas sobre os editais, acesse o site da Ancine.