Estão abertas as inscrições para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022

Atenção produtoras e produtores! Estão abertas, o dia 28 de fevereiro, as inscrições para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022.

Inscreva aqui seu longa-metragem brasileiro 

Poderão concorrer obras cinematográficas lançadas de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2021. Produzidas por produtoras brasileiras independentes com registro regular na Ancine classificada como empresa produtora brasileira independente, nos termos da Lei nº. 12.485, de 12 de setembro de 2011, de acordo com as seguintes especificações:

  • Filmes de longa-metragem brasileiros de ficção, infantil e animação – exibidos comercialmente em salas de cinema em, no mínimo, 3 (três) capitais brasileiras, nestas incluídas, necessariamente, Rio de Janeiro ou São Paulo.
  •   Filmes de longa-metragem brasileiros documentários – exibidos comercialmente em salas de cinema no mínimo nas cidades do Rio de Janeiro ou de São Paulo.

OBS: Em virtude da pandemia do coronavirus, a Academia Brasileira de Cinema abriu exceção no regulamento do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022: se a obra estava programada para  lançamento comercial em sala de cinema, mas precisou cancelar em virtude da pandemia e estreou  em um sistema de distribuição de VOD comercial de renome, estará apta a concorrer.  A produtora precisará fornecer a documentação comprobatória no ato da inscrição: anúncios e/ou campanhas do lançamento no streaming.

Inscreva  aqui sua série de TV

Concorrerão ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022, as séries, lançadas entre 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2021, produzidas por produtoras brasileiras independentes com Registro regular na Ancine classificada como empresa produtora brasileira independente, nos termos da Lei nº. 12.485, de 12 de setembro de 2011. De acordo com as seguintes especificações:

  • Séries Brasileiras Ficção, Documentário e Animação de TV PAGA ou Plataforma OTT
  • Séries Brasileiras Ficção TV Aberta

Documentos necessários 

  1. Certificado de Produto Brasileiro emitido pela Ancine;
  2. Link para episódio da série
  3. Sinopse
  4. Ficha Técnica
  5. Três fotos em alta resolução

Para efeito do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022:

  • Considera-se filme brasileiro todo aquele que tenha o Certificado de Produto Brasileiro fornecido pelo Minc ou pela ANCINE, conforme definido no Art.1da Medida Provisória 2228-1,de 2001, modificada pela Lei 10.454, de 2002.
  • Consideram-se Produtoras aptas a concorrer com os projetos, as produtoras brasileiras independentes com Registro regular na Ancine classificada como empresa produtora brasileira independente, nos termos da Lei nº. 12.485, de 12 de setembro de 2011.
  • Considera-se filme de longa-metragem de ficção filmes produzidos originalmente para exibição em salas de cinema, com duração igual ou superior a 70 minutos.
  • Consideram-se filme de longa-metragem documentário filmes produzidos originalmente para exibição em salas de cinema ou em canal de televisão, com duração igual ou superior a 52 minutos.
  • Todos os indicados deverão ser pessoas físicas
  • Categoria de Melhor Som contempla o conjunto de profissionais titulares das funções de Som Direto, Edição Sonora e Mixagem de um mesmo filme.
  • Categorias que contemplam atores as inscrições deverão seguir as seguintes especificações:
  • Melhor Atriz e Melhor Ator – caso a obra tenha mais de um protagonista, poderá ser inscrito mais de um concorrente por filme em cada categoria;
  • Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante – poderão ser inscritos até 5 (cinco) concorrentes por filme em cada categoria.

VEJA O REGULAMENTO

Qualquer duvida entre em contato com producaogp@academiabrasileiradecinema.com.br

Categorias: Mercado Notícias.

Notícias relacionadas