Fruto da colaboração entre emissoras públicas de televisão dos estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o ‘Programa Nossa Língua’ estreia mundialmente no dia 10 de julho e começa a ser exibido na grade brasileira no dia 12, às 23h, na TV Brasil. A atração integra uma faixa semanal compartilhada de programação com 28 documentários com recortes significativos da realidade de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A iniciativa faz parte do Programa CPLP Audiovisual, que conta com a gerência executiva da BRAVI e incentiva o intercâmbio cultural e o fomento ao audiovisual entre as nações da comunidade lusófona.
Com apresentação Flávia Grossi e Luciana Barreto, o programa de estreia exibirá o documentário de Angola ‘A Rota dos Escravos’, que apresenta um quadro contundente dos tenebrosos aspectos do comércio de escravos que ocorreu na África até o início do século XX. Em seu conjunto, a faixa Nossa Língua traz uma ampla visão da contemporaneidade da diversidade cultural, social e política dos países de língua portuguesa no mundo.
O Programa CPLP Audiovisual é resultado das recomendações do Conselho de Ministros da Cultura da CPLP, financiado pelo Fundo Especial da CPLP e gerido por uma coordenação executiva formada pela Secretaria Executiva da CPLP, Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal (ICA) e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil, além de uma Unidade Técnica de Gerenciamento Executivo liderada pela BRAVI, responsável pela gestão dos processos operacionais e ações de capacitação junto aos pólos nacionais da rede CPLP Audiovisual, presente em nove países até o momento.
Mais informações no site www.cplp.org