FAM 2021 lança Conselho Consultivo para o ECM

A Associação Cultural Panvision, organizadora do Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul, lançou nesta terça-feira (25/05) o Conselho Consultivo do Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM, principal evento de mercado do Sul do país, com cinco grandes especialistas no tema.
Este primeiro e histórico grupo é composto por Agustina Chiarino (Mutante Cine), Gerardo Michelin (LatAm Cinema), Isona Admetlla (World Cinema Fund Berlin), Mauro Garcia (BRAVI) e Vinicius De Lucca, Superintendente Municipal de Turismo de Florianópolis, como anfitrião.
O Conselho foi criado com o objetivo de desenvolvimento conjunto de ideias para ações ligadas ao eixo central de cooperação dos mercados audiovisuais do continente sul-americano com o mundo.
De acordo com a diretora de programação do FAM, Marilha Naccari, esta é uma iniciativa para honrar com contribuições e manter a direção do festival em comunicação com a movimentação de diferentes vertentes do ecossistema audiovisual internacional. “A criação do Conselho é um projeto piloto para o aprimoramento e crescimento do ECM que este ano chega à sua quinta edição”, explica Tiago Santos, diretor de produção do FAM.

“O conselho do ECM é uma experiência para termos uma América Latina mais unida em termos audiovisuais, para que nossas culturas possam circular”, considera Antonio Celso dos Santos, diretor do FAM.

Para Agustina Chiarino, a existência do conselho fortalece a relação e a coprodução entre países da América Latina e Europa. Gerardo Michelin traz ao conselho a expertise de 15 anos de existência do LatAm, portal de informação latino-americano voltado à indústria audiovisual, e do mapeamento de financiamento para produções Show me the fund, que teve uma edição lançada no FAM 2020.

Isona Admetlla, representante do continente europeu, destacou aspectos da distribuição que o conselho poderá discutir. “Meu interesse é que os projetos de cineastas independentes se produzam e possam chegar às audiências”, observou.

Mauro Garcia, da BRAVI, que reúne em torno de 700 empresas audiovisuais brasileiras, destacou a importância neste momento histórico da atuação política do setor audiovisual, no Brasil e América Latina. Como superintendente de Turismo de Florianópolis e da Film Comission municipal, Vinícius de Lucca falou dos esforços para tornar Florianópolis uma cidade film friendly, facilitadora para atrair produções de vanguarda.

Também participaram desta primeira reunião do Conselho Consultivo do ECM, Mary Morita, gerente executiva Brazilian Content – BRAVI -, e Lucas Soussumi gerente de projetos – BRAVI.

O 25º Florianópolis Audiovisual Mercosul será realizado de 23 a 29 de setembro em formato on-line. Mais informações no site www.famdetodos.com.br

 

Conheça mais sobre os Conselheiros do ECM:

 

Agustina Chiarino | Mutante Cine
Produtora uruguaia, já produziu mais de 15 longas-metragens latino- americanos que receberam mais de 100 prêmios internacionais, estreados nos mais prestigiados festivais de cinema e distribuídos em mais de 30 países. Entre eles estão: “Gigante”, “Tanta Água”, “Benzinho”, “Las Herederas” e “Monos”. Integra o comitê de seleção do Fórum de Coprodução de San Sebastián.

 

Gerardo Michelin | LatAm Cinema
Formado em Comunicação, começou sua carreira no jornalismo especializado em 2003. Fundador, diretor e editor do site especializado na indústria cinematográfica latino-americana LatAm Cinema, uma das principais fontes de informação do setor audiovisual. Foi jurado em diversos festivais e também ministra palestras sobre imprensa especializada na indústria cinematográfica.

Isona Admetlla | World Cinema Fund Berlin

Socióloga, radicada em Berlim, Gerente cultural e designer de público. Desde 2009 faz parte da equipe do Berlinale – World Cinema Fund. Combina seu trabalho no WCF com a atividade de tutora, consultora e assessora de projetos de filmes para diferentes festivais, comissões de cinema, universidades e instituições culturais em todo o mundo com um foco na Espanha e na América Latina.

 

Mauro Garcia | BRAVI
Quarenta e dois anos de experiência em programação e produção para televisão. Presidente Executivo da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão – BRAVI (Brasil Audiovisual Independente). Atualmente também exerce a diretoria executiva do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros, o ICAB.


Vinícius de Lucca | Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico • anfitrião Superintendente Municipal de Turismo de Florianópolis

Desde 2006 é professor do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Foi diretor de comunicação, coordenador de eventos e coordenador de curso da instituição. Doutor em Geografia – Desenvolvimento Regional e Urbano (UFSC, 2014); Mestre em Ciência da Informação (UFSC, 2005) e Bacharel em Turismo (ASSESC, 1998).

Categorias: Mercado Notícias.

Notícias relacionadas