A Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) anunciaram nesta terça-feira (5), o resultado final do 9º Edital do Audiovisual de Pernambuco – Funcultura 2015/2016. Ao todo, 101 projetos foram contemplados e vão dividir a quantia de R$ 19,98 milhões, sendo R$ 9,98 milhões vindos do Programa Brasil de Todas as Telas, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), e o restante do orçamento do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).
O edital é uma iniciativa da ação de arranjos financeiros estaduais e regionais do Programa Brasil de Todas as Telas, que busca estimular o desenvolvimento regional da produção audiovisual brasileira por meio de parcerias com governos municipais e estaduais. A diretora da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Rosana Alcântara, esteve na cerimônia que marcou a divulgação dos vencedores.
“Este evento marca, antes de tudo, a relevância das produtoras de Pernambuco e a consistência das políticas públicas de fomento para o desenvolvimento regional de mais centros criativos. Esta é a segunda edição consecutiva organizada pela Fundarpe com suplementação de recursos do FSA. Na primeira edição, selecionamos 16 projetos e temos prazer em anunciar agora mais 26 obras que terão recursos do Fundo”, disse.
O edital recebeu inscrições de 431 projetos, vindos de 33 municípios pernambucanos. Foram contemplados 21 projetos de longa-metragem, 17 de curta-metragem, 16 de produções para TV, dez na categoria difusão, 14 na categoria Revelando os Pernambucos, e 13 na categoria que contempla o desenvolvimento do cineclubes, além de 8 projetos de formação e 2 de pesquisa. A suplementação de recursos oferecida pelo Programa Brasil de Todas as Telas é destinada às categorias longa-metragem e produtos para televisão. Acesse o site da Ancine para mais detalhes e a página do Funcultura para conferir a lista completa dos projetos vencedores.