Luiz Dolino, presidente da ACERP (Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto), e Antonio Neto, secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, inauguraram, na última terça-feira, 27, a nova sede da organização. Ela agora ocupa o prédio de número 12 da rua Marquês de Olinda, em Botafogo. O lugar tem história: foi sede da editora José Olympio, que publicou boras de de ícones da literatura brasileira como Jorge Amado e Rachel de Queiroz. De estilo modernista, o edifício foi decorado com a valiosa coleção de arte brasileira do próprio Dolino, que reúne obras de mestres como Volpi, Anna Bella Geiger, Iberê Camargo e Franz Krajberg.
Também estiveram presentes na cerimônia a deputada estadual Aspásia Camargo, a produtora cultural Rozane Braga e a ex-diretora da Acerp, Rosa Crescente.
Durante o evento, foi demonstrado para os convidados o novo aplicativo da ACERP, o Visita Guiada. O programa oferece acessibilidade aos museus e espaços culturais brasileiros, permitindo que cidadãos portadores de necessidades especiais possam conhecer um pouco mais da cultura e arte brasileiras. Esta é mais uma iniciativa inovadora da ACERP que surge da série homônima, parte da programação de 2015 da TV INES.