LATC lança Guia para Film Commissions e REBRAFIC em encontro no escritório da BRAVI

Steve Solot, presidente do Centro de Treinamento e Assessoria Audiovisual  – LATC (Latin America Training Center) e presidente da Rio Film Commission, esteve na tarde dessa segunda-feira, 23, no escritório da BRAVI em São Paulo  para o lançamento do “Guia para Film Commissions no Brasil”, livro com orientação básica para a implantação e operação de um escritório de apoio às produções audiovisuais em cidades ou estados brasileiros, escrito em parceria com o escritório de advocacia Cesnik, Quintino & Salinas. Na ocasião também foi lançada a Rede Brasileira de Film Commissions, a Rebrafic.

Segundo Solot, o livro traz em 10 capítulos um panorama dos pilares básicos de uma film commission, que é o atendimento ao produtor, a atração de atividades audiovisuais e a gestão da film commission. O advogado Fábio Cesnik, acrescentou que a obra apresenta alguns modelos de film commission e de como adaptá-los ao Brasil e dá insights de como criar um atrativo para a film commission.

Sobre a Rebrafic, Solot explicou que a rede surge de uma necessidade de organização do setor.  Um estatuto está sendo desenvolvido pelo escritório Cesnik, Quintino & Salinas, e, segundo Solot, os próximos passos são o lançamento de um website, workshops para as film commissions, sendo que o primeiro deles deve acontecer durante o Festival do Rio, e  a participação em mercados internacionais de audiovisual junto com parceiros como BRAVI, por meio do Brazilian TV Producers, programa de exportação da associação em parceria com a Apex-Brasil e o Cinema do Brasil. A rede conta com um conselho consultivo do qual fazem parte Marco Altberg, presidente da BRAVI, Silvia Rabello, do SICAV, Debora Ivanov, da SIAESP, Ana Letícia Fialho, do Cinema do Brasil, além de representantes da APRO, Fundacine e Embratur que ainda serão indicados.

O lançamento  do Guia e anúncio da nova REBRAFIC também serão realizados no Rio de Janeiro, dia 24 de março, às 17h (Rua da Glória, 344, sala 703).

 

Categorias: Mercado Notícias.

Notícias relacionadas