O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel lançou na noite de última terça-feira (31) o Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro (Prodam), que tem o objetivo de viabilizar políticas públicas por meio de parcerias entre órgãos e entidades da administração pública direta e indireta de Minas Gerais, municípios e União, além de instituições privadas, resultando num investimento de R$ 23,5 milhões distribuídos em editais de roteiro, produção e finalização de longas e séries de televisão. O anúncio foi feito abertura oficial da primeira edição da Minas Gerais Audiovisual Expo (MAX), evento de fomento ao segmento, cuja curadoria de conteúdo e de negócios é da BRAVI.
O incentivo prevê ainda o pré-licenciamento de 37 projetos de obras seriadas e não seriadas de ficção, animação e documentário. Pimentel falou sobre a capacidade da produção audiovisual mineira para a realização do programa e do desejo de transformar o estado de Minas Gerais um polo do setor. “O Prodam é o nosso programa de apoio ao audiovisual e, mesmo com toda a dificuldade financeira e orçamentária do estado, estamos conseguindo aportar o maior volume de recursos que já foi destinado ao audiovisual em toda a história”, declarou.
Segundo o governo de Minas Gerais, o programa terá oportunidades para o público, artistas, pesquisadores, empreendedores e empresários interessados pelo setor audiovisual com o lançamento de diferentes editais. A proposta para o edital de pré-licenciamento de obras seriadas e não-seriadas de ficção, animação e documentário está disponível no site da Rede Minas.
A MAX acontece de 1 a 5 de junho, em Belo Horizonte e visa atingir toda a cadeia do audiovisual, apresentando e debatendo assuntos de grande relevância para o setor como políticas do audiovisual, novas mídias, produção de conteúdo audiovisual e a monetização e sustentabilidade do setor.