Acaba de sair o resultado da 1ª fase do ‘Concurso Novos Roteiros Originais’. Lançado em julho pela OEI, o concurso teve quase 1.800 roteiristas estreantes inscritos. A proposta visa premiar 45 histórias originais, cujo texto permaneça inédito para filmes de longa e curta metragem e séries. O resultado da fase de habilitação pode ser acessado em https://oei.org.br/novos-roteiros/processo-de-selecao
Agora, o concurso entra na segunda fase onde serão escolhidos roteiros inscritos em cada categoria. Está previsto para novembro o anúncio dos semifinalistas desta nova fase. Deste grupo saem os 15 finalistas das três categorias.
Os vencedores terão acesso a formações e rodadas de investimentos com produtoras brasileiras. Os novos roteiristas selecionados também receberão um incentivo de até R$ 15 mil, dependendo da categoria: longa, curta metragem ou série.
A iniciativa tem a parceria da Secretaria do Audiovisual (SAV), vinculada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, e do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB).
O financiamento do projeto é da OEI, dentro do Programa de Fortalecimento do Processo de Divulgação e Internacionalização da Produção Audiovisual Brasileira na Ibero-América. O programa foi criado em 2018 com o objetivo de lançar iniciativas inovadoras no setor, estimulando e divulgando esse importante mercado.