Com o objetivo de se tornar um local propício para receber a realização de produções audiovisuais, a Prefeitura de Búzios assinou um Memorando de Entendimento com a RioFilme, através da Rio Film Commission. Com o documento, as instituições formalizam uma aliança de colaboração para o compartilhamento de ideias e experiências para promover a atividade audiovisual na cidade e em seu entorno.
O Memorando registra que as duas instituições se comprometem a apoiar uma à outra em seus esforços para conduzir eventos, programas de treinamento no setor audiovisual, apoiar o desenvolvimento sustentável da produção e conteúdo audiovisual, bem como iniciativas para promover suas respectivas jurisdições nacional e internacionalmente.
Na abertura do evento que marcou a assinatura do Memorando, o prefeito da cidade, André Granado, informou que a cidade oferecerá também um curso de formação em cinema para 63 alunos. Responsável por concentrar o serviço de suporte às produções audiovisuais interessadas em filmar na cidade, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, liderada por Cláudia Carrilho, auxiliará os produtores no acesso às autorizações para filmagens, além de reunir dados de locações para cenas, profissionais e prestadores de serviço pertinentes para a gravação de projetos de televisão, cinema e demais mídias.
O Presidente da Rio Film Commission, Steve Solot, ministrou uma palestra sobre as principais formas de atuação da entidade. Ele traçou um panorama do cinema mundial, destacando a América Latina e o Brasil como o local onde a indústria cinematográfica se expande, e explicou em detalhes as funções e operações de uma film commission nas áreas gerais de atendimento aos produtores de conteúdo audiovisual e a promoção da localidade como destino privilegiado para filmagem.
A assinatura do convênio foi realizada no Gran Cine Bardot, espaço de exibição da cidade de Armação de Búzios, no dia 24 de janeiro, com a presença do Secretario de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos, o administrador do Gran Cine Bardot, Mario José Paz, e mais de 70 moradores da cidade.