Prefeitura lança terceira edição dos concursos “Rio Ideias” e “Rio Apps”

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT), lançou, na manhã desta quarta-feira, 6, em cerimônia realizada na Nave do Conhecimento de Triagem, a terceira edição dos concursos “Rio Ideias” e “Rio Apps”.  Com a temática “Rio, 450 anos de ideias”, o anúncio dos concursos marcou o início do “Círculo Virtuoso Ecossistema Startup Social”, iniciativa voltada a estimular a criação de propostas inovadoras para a cidade na área de Tecnologia, Inovação e Comunicação (TIC).

 

 

 

O “Rio Ideias” acontecerá de maio a julho deste ano, seguido da realização de três “Criathons”, eventos em que hackers se reunirão durante três dias para desenvolver projetos de aplicativos nas áreas da Construção Civil, Educação, Trabalho e Pesquisa. Fruto de parceria com as empresas Intel e EMC, os “Criathons” premiarão seus vencedores durante a 13ª edição da “Rio Info”, maior evento de Tecnologia da Informação do país, em setembro deste ano. Depois será realizado o “Rio Apps”, quando os desenvolvedores transformarão as sugestões do “Rio Ideias” em aplicativos para uso do cidadão. Completando o “Círculo Virtuoso”, haverá a seleção de alunos para a 7ª edição do Forsosft-Rio, projeto da SECT que visa a de formação de programadores de computador, e a “Forstartup”, ação de apoio às novas e pequenas empresas na área de TIC.

 
O objetivo do concurso é estimular os cidadãos a sugerirem ideias de aplicativos que melhorem a cidade e a vida de seus habitantes, empresas e turistas, contribuindo para o Rio de Janeiro se constituir em “Comunidades Inteligentes”. Para participar, o interessado precisa se cadastrar pela internet e enviar sua ideia até o dia 19 de junho. É necessário que o candidato tenha mais de 16 anos, resida na cidade do Rio de Janeiro e possua CPF. Segundo a SECT, será permitido um mesmo candidato poderá registrar diversas sugestões. Os 10 primeiros colocados receberão prêmios de R$ 1.000,00. Os classificados da 11ª a 30ª posição levarão para casa R$ 500,00 cada um.

 
Além da premiação, será concedido o “Bônus Inovação Tecnológica”, que consiste em uma pontuação, decidida pela organização do concurso, que será conferida às ideias de aplicativos que indicarem o uso de tecnologias inovadoras, como uso de sensores, realidade aumentada etc. Para receber o bônus, o finalista deverá indicar como a tecnologia seria utilizada no aplicativo de forma coerente e viável.

No período de 11 de maio à 26 de junho, cada ideia de aplicativo inscrita será votada pelos usuários cadastrados no site e as 50 mais votadas serão submetidas à análise de um júri formado por autoridades, especialistas no assunto e usuários de tecnologia. Essa análise estabelecerá uma pontuação para cada finalista que será somada ao “Bônus Inovação Tecnológica”. A soma desses itens definirá a lista dos vencedores.

 

Esta 3ª edição do “Rio Ideias” terá 15 categorias, divididas por áreas de interesse da população: Saúde, Educação, Transporte, Trabalho, Habitação e Urbanização, Porto Maravilha, Rio + Social, Rio Acessível, Gestão Pública e Prefeitura Presente, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Turismo, Cultura, Diversidade, Naves do Conhecimento e Big Data. As sugestões de ideias podem ser voltadas para qualquer plataforma (computadores, tablets, celulares, etc.) e devem atender a uma demanda da cidade ou a um desejo do próprio proponente. Podem ser sugeridos aplicativos, jogos ou qualquer outro software que faça do Rio uma cidade mais inteligente para os seus moradores e visitantes.

Na segunda etapa (Concurso “Rio Apps”), que acontecerá no segundo semestre deste ano, serão abertas inscrições para os candidatos interessados em transformar essas ideias vencedoras em aplicativos para internet, smartphones, tablets e outras plataformas digitais. Os valores das premiações do “Rio Apps” ainda serão definidos.

 

Categorias: Mercado Notícias

Notícias relacionadas