Programa Brasil de Todas as Telas abre inscrições para editais de coprodução com Portugal, Argentina e Uruguai

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), abriram as inscrições para três editais binacionais de coprodução do Programa Brasil de Todas as Telas, lançados em parceria com as instituições cinematográficas de Portugal, Argentina e Uruguai. As três chamadas públicas preveem, no total,  investimentos equivalentes a US$ 1,9 milhão em dez projetos de longas de ficção, documentário ou animação.

No Brasil concorrem os projetos apresentados por produtoras brasileiras que participem na condição de coprodutoras minoritárias. As inscrições devem ser realizadas pelo sistema FSA. Os projetos com participação majoritária brasileira devem ser apresentados por seus parceiros estrangeiros aos editais lançados simultaneamente pelo Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA), na Argentina; pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), em Portugal; e pelo Instituto de Cinema y Audiovisual (ICAU), no Uruguai.

Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail editais.internacionais@ancine.gov.brOs três novos editais se juntam à Chamada Pública PRODECINE 06/2015, em operação na modalidade fluxo contínuo desde maio do ano passado, que apoia projetos minoritários brasileiros em parceria com produtoras de 19 países latino-americanos.

De acordo com o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, “a realização de parcerias entre produtoras brasileiras e de outros países contribui para o aprimoramento profissional dos nossos talentos e aumenta as possibilidades de distribuição de filmes brasileiros no exterior”, disse em comunicado no site da agência.

As informações completas sobre as três chamadas públicas de investimento em longas-metragens em regime de coprodução estão no site da Ancine.

Categorias: Mercado Notícias

Notícias relacionadas