O Programa CPLP Audiovisual conclui nesta quinta-feira, 17 de dezembro, a etapa de seleção de projetos dos Concursos Nacionais DOCTV II e FICTV I em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste.
Foram selecionados:
- 09 projetos de documentários;
- 04 projetos de telefilmes de ficção baseados em adaptações de obras literárias nacionais;
- 05 projetos de desenvolvimento de telefilme de ficção.
Clique e confira a lista completa dos projetos selecionados.
A seleção ficou a cargo de comissões nacionais formadas em todos os países participantes. Os realizadores e produtores executivos dos projetos selecionados participarão de uma Oficina de Desenho Criativo de Produção em Óbidos – Portugal, em janeiro de 2016, onde farão uma imersão de 80 horas para discussão de suas estratégias de realização junto a tutores artísticos e técnicos renomados e especializados do setor audiovisual como Ruy Guerra, Eduardo Escorel, Luis Bolognesi, Fernando Vendrel, Artur Argum, Raquel Zangrandi, Patricia Faria, Maria João Mayer e Zita Carvalhosa. Ao final da Oficina de Óbidos, os projetos entrarão em produção simultaneamente durante 07 meses.
Iniciado em maio de 2015, com a realização da Oficina de Planejamento Executivo , em Lisboa, o Programa CPLP Audiovisual tem por objetivo oferecer às audiências internacionais, uma visão contemporânea da cultura e das sociedades no mundo de língua portuguesa.
O programa é coordenado pelo Secretariado Executivo da CPLP junto a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil e o Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal, sendo realizado em cada estado membro da CPLP por polos nacionais formados pelas autoridades nacionais do audiovisual e as respectivas televisões públicas. A BRAVI é responsável pela Unidade Técnica do Brasil de Gerenciamento Executivo no Programa CPLP Audiovisual e coordenou as oficinas do Programa CPLP Audiovisual, realizadas em Lisboa.
Clique e saiba mais sobre o Programa CPLP.