O Programa IBERMEDIA, dedicado ao incentivo à coprodução na comunidade ibero-americana, está com inscrições abertas até o dia 24 de abril para o recebimento de solicitações de apoio à coprodução de longas-metragens de ficção, animação e documentários ibero-americanos. O processo de inscrição deve ser realizado por meio do sistema de gestão de convocatórias Ibermedia.
O apoio à Coprodução de Filmes Ibero-americanos pode ser solicitado por empresas independentes de produção cinematográfica, originárias de no mínimo de dois países-membros do Ibermedia. Podem ser inscritos os projetos de filmes de longa-metragem de ficção, animação ou documentário com uma duração mínima de 70 minutos e destinados à exploração comercial. Os projetos devem apresentar cooperação artística e técnica dos países-membros do fundo envolvidos. Terão preferência os projetos que comprovarem pré-venda para distribuição em pelo menos um terceiro Estado-membro.
Para longas de ficção e animação, o valor do empréstimo concedido poderá ser de até 150 mil dólares. Já os documentários podem receber até 100 mil dólares. Em todos os casos, o valor do apoio não pode ser superior a 50% do orçamento total do projeto.
Projetos que envolvam países integrantes do grupo 3 da CACI (Bolívia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai) poderão ter acesso a um apoio adicional de distribuição, para tornar a estreia e exibição em seu país mais efetivas, de acordo com termos específicos do regulamento.
Consulte a íntegra do regulamento da Linha de Apoio à Coprodução de Filmes Ibero-Americanos.