Projeto de incubação de empreendimentos criativos da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro selecionará 15 novas empresas a partir de maio
A Secretaria de Estado de Cultura do Rio, em parceria com o Instituto Gênesis da PUC-RJ, lançou em 2010 o projeto RioCriativo, que tem como objetivo desenvolver a economia criativa nas cidades fluminenses, já que a atividade criativa representa 4% do PIB do estado. As 17 empresas incubadas na primeira edição do projeto receberam consultorias, dividiram um espaço físico e se preparam crescer e conquistar seus mercados. Segundo Ivana Beltrão, gerente do RioCriativo, anunciou na tarde desta quarta-feira, 12, no RioContentMarket, que um novo edital será aberto em maio desse ano. Quinze empresas serão selecionadas para uma série de cursos e treinamentos em planejamento financeiro e gestão. Dessas, dez passarão pelos 18 meses de incubação.
No RioContentMarket foram apresentados dois cases de empresas ligadas ao setor audiovisual que passaram pelo processo de incubação e foram bem sucedidas. A Arissas Multimídia apresentou dois longas-metragens documentais desenvolvidos no período de incubação, um deles a primeira coprodução internacional da produtora, feita com um parceiro uruguaio. A MobContent surgiu com a proposta de distribuir conteúdo para celular e hoje tem núcleos de distribuição, vídeos e transmídia.
