Começou a funcionar na quarta-feira passada (dia 2 de janeiro) a versão online do Sistema de Triagem Financeira (STR), pelo qual passa a ser obrigatório o encaminhamento de informações financeiras dos projetos geridos pela ANCINE. Desenvolvido em uma plataforma que permite acesso de todas as regiões do país, o sistema permite maior agilidade na análise na prestação de contas e aumento da transparência da execução dos recursos públicos. A partir de hoje, as planilhas da prestação de contas serão encaminhadas apenas pelo STR – Externo. Não mais serão aceitos esses documentos por outra forma digital de envio.
“Nessa padronização estamos trazendo uma nova forma de encaminhar as informações acerca da execução de projetos. O STR permite que a proponente possa corrigir grande parte dos erros encontrados nos documentos encaminhados para análise, e desta forma reduzir o fluxo de diligências e o tempo de análise das prestações de contas”, explicou o Coordenador de Prestação de Contas da Superintendência de Fomento, Maurício Bortoloti.
Como funciona o STR
Uma vez cadastrada no SAD – Sistema Ancine Digital, a proponente deve escolher o campo “Outros Serviços” para iniciar a inclusão das planilhas relacionadas a prestação de contas. O envio de planilhas para a ANCINE é realizado por meio de nº do SALIC ou do nº do processo administrativo.
Selecionado o projeto, três tipos de planilhas de prestação de contas devem ser incluídas individualmente:
– Demonstrativo Orçamentário;
– Relações de Pagamentos (todas as Relações de Pagamentos, incluindo a(s) de contrapartida;
– Demonstrativo(s) do(s) Extrato(s) da(s) Conta(s) Corrente(s) (todas as contas de captação e movimentação.
Com essa nova forma de envio dos documentos à ANCINE, a área de prestação de contas poderá analisar de forma rápida as possíveis incongruências na execução dos projetos e identificar divergências na aplicação de recursos.
Veja aqui o Manual do Sistema de Triagem Financeira (STR)
Fonte: ANCINE