Um grupo de pessoas a ponto de serem removidas de suas casas negocia com a prefeitura de Fortaleza novo local para suas casas. Em Belém do Pará, mulheres se articulam para desvendar o desaparecimento de jovens. Já em Porto Alegre, jovens publicitários mobilizam amigos para promover ações que gerem sorrisos pela cidade. Temas tão diversos entre si, mas semelhantes no processo de união para garantir direitos são as histórias que a série “A Hora é Agora” vai contar.
São sete programas de 26 minutos, com versão para a TV e outra para a rádio. Foram selecionados entre 62 inscritos no edital da Câmara dos Deputados e 14 propostas passaram à segunda fase e participaram do pitching no qual defenderam presencialmente suas ideias. Sete foram escolhidas pela Comissão de Seleção. A Câmara investiu R$ 490 mil no edital e premiou cada proponente selecionado com R$ 70 mil para serem usados na produção do programa.
Para minimizar os efeitos da concentração de mercado em São Paulo e no Rio de Janeiro, o edital inovou. Promoveu competições regionais e propôs premiar, pelo menos, uma proposta de cada região do Brasil. Dessa forma, as produtoras do Norte competiram apenas com empresas de sua área geográfica. O edital “A Hora é Agora” foi a primeira seleção pública de propostas audiovisuais a usar essa lógica, que havia sido recomendada pelo Forum de TVs Públicas do Brasil.
Confira os programas:
NORTE
Título: Movida Pela Vida
Cidade: Belém
Produtora: Alternativa Produções de Vídeos
NORDESTE
Título: Areia Loteada
Cidade: Fortaleza
Produtora: Nigéria Comunicação e Audiovisual
CENTRO OESTE
Título: Reestrutural
Cidade: Brasília
Produtora: Diazul de Cinema
SUDESTE
Título: Cordão da Mentira
Cidade: São Paulo
Produtora: Memória Viva Produção de Imagem
Título: Paternidade Além das Grades
Cidade: Rio de Janeiro
Produtora: Modo Operante Produções Culturais
SUL
Título: Sementes Urbanas
Cidade: Curitiba
Produtora: Caminho Comunicação
Título: Sorrisos Urbanos
Cidade: Porto Alegre
Produtora: SQMA Film Delivery
